Sede NPE:
+55 11 3961-1000
comunicacao@npegroup.com.br
Grupo NPE
ESG NPE Group
Queremos compartilhar com vocês o compromisso da NPE Group com os princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança). Estamos firmemente empenhados em construir uma empresa melhor, por consequência, um futuro melhor. Para isso, estamos agindo de maneira responsável e consciente em nossas operações, sabendo que temos muito a evoluir.
Em nossa jornada, temos tido o apoio e a consultoria do Instituto Ethos. A atual geração dos indicadores Ethos, no Grupo NPE, tem sido continuamente aprimorada. Nosso direcionamento vai ao encontro de uma abordagem para a gestão, procurando integrar os princípios e comportamentos da RSE com os objetivos de sustentabilidade. A partir de 2023 implementamos indicadores de ESG em nosso BSC. O foco de avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas em nossa cultura organizacional e isso consideramos um desafio, mas ao mesmo tempo nos auxilia na definição de estratégias, políticas e processos para curto, médio e longo prazo.
A implementação de indicadores e de um Comitê de ESG nos possibilitou escolher as questões que iremos tratar e gerenciar no decorrer deste ciclo, é a forma que nos permite estabelecer e acompanhar as metas, prazos e recursos disponíveis pela nossa empresa.
Acreditamos que os nossos desafios para os próximos estágios são:
Meio Ambiente
A expectativa para o futuro da área é que as discussões sobre as questões ambientais apenas se intensifiquem, inclusive com a participação de governos. Recentemente, por exemplo, aconteceu a COP 27, onde diversos líderes de estado discutiram o papel das empresas na preservação do meio ambiente. O “E”, primeira letra da sigla, está ligada às práticas voltadas ao meio ambiente, como o debate sobre aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição, etc.
Pessoas
A temática da diversidade e dos direitos humanos se tornará cada vez mais relevante nos próximos anos, com a nova geração buscando empresas que abracem a inclusão como parte fundamental de sua filosofia. O pilar “S” refere-se ao âmbito Social, com foco nas pessoas, incluindo colaboradores, clientes e a sociedade em geral. O questionamento sobre representatividade não se restringe aos aspectos externos, mas passou a ser internalizado pelas empresas, incorporando uma perspectiva centrada nos direitos humanos. Esse movimento de reflexão e ação trouxe à tona discussões importantes sobre diversidade, equidade, inclusão e respeito aos direitos fundamentais.
Ética
Com os diversos casos de corrupção corporativa globalmente, as empresas devem nos próximos anos recuperar a confiança perdida. O último pilar da sigla da agenda, o “G”, diz respeito à governança corporativa, sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho, diretoria e todos os stakeholders. Dizer que a governança é um dos caminhos mais longos a serem percorridos aqui no Brasil pelas empresas, já que não basta apenas dizer, mas também criar ações concretas e comunicar à sociedade ações concretas e comunicar à sociedade.
Acesse o Código de Ética e Conduta de Fornecedores |