Centro de Serviços Especializados: +55 71 3503-0110 | +55 19 3833-6868
Sede: +55 11 3961-1000

Duas novas ações de segurança são implantadas no Grupo NPE

Novas iniciativas criadas pela equipe do Grupo NPE têm como objetivo trazer ainda mais segurança para as atividades.

A primeira delas é o Programa Cabana Legal, que visa garantir que as mantas utilizadas para montagem das cabanas de trabalho a quente estejam íntegras. Antes, alguns desvios haviam sido identificados, como mantas furadas, rasgadas e queimadas.

Após a realização de testes internos, a NPE solicitou ao fabricante que colocasse ilhoses nas mantas. Com isso, será possível sobrepor uma manta sobre a outra e fechar os pontos necessários, com o apoio de um cordão antichama. O programa será implementado em todas os contratos da NPE em que são executadas atividades a quente. “A partir de agora, todas as mantas serão inspecionadas no Almoxarifado, e identificadas com selo Positivo ou Negativo, para garantir que somente mantas em condições de uso sejam entregues ao usuário da operação”, explica a gerente de SSMA, Cristiana Gonsaga.

A segunda é o Projeto Dojo, também uma ação para melhoria de práticas internas. Em japonês, a palavra é usada para definir o local onde os praticantes de artes marciais realizam treinamentos para melhorar suas performances. Já no contexto industrial, é um local de treinamento que estimula o aumento da capacidade e a disciplina operacional. Na NPE essa prática é associada ao objetivo de fazer com que os motoristas cumpram a legislação de trânsito e assumam uma direção defensiva – ou seja, adotem um comportamento voltado para a percepção de risco e prevenção de acidentes. O projeto piloto teve início nas OS F112 e F113, em Itabira (MG).

“Como resultado do Projeto Dojo já tivemos redução de ocorrências relacionadas a trânsito. Com isso, a iniciativa deve ser estendida a todas as OS’s do cliente, que atua na área da mineração”, afirma a coordenadora de SSMA, Úrsula Fragoso.

Leave a comment