A convite de um cliente da área de fertilizantes, o Grupo NPE participou do Programa de Sustentabilidade na Cadeia de Valor, projeto formatado pelo Instituto Ethos, que visa aprimorar as práticas Ambiental, Social e Governança (ASG) – tradução do termo em inglês: ESG – Environmental, Social and Governance. Apesar do desafio, a NPE se colocou à disposição do cliente e já tem colhido frutos. “Identificamos vulnerabilidades voltadas para a área ambiental. Muitos pontos já eram de nosso conhecimento, mas não de forma detalhada”, diz a coordenadora de SSMA, Ana Paula Rosas. “Com o Programa tivemos maior consciência de que as empresas que adotam a gestão da cadeia de valor firmam um compromisso de realizar boas práticas de sustentabilidade com seus parceiros de negócios, acompanhando cada processo até obter o produto final”, comenta o gerente de Recursos Humanos, Eduardo Pereira.
A aprovação do levantamento de requisitos legais ambientais junto à empresa Ambplan, uma parceira da NPE na área de saúde e segurança, foi um dos exemplos do que os participantes aprimoraram a partir do que foi tratado no programa. Além disso, a equipe está mapeando as vulnerabilidades para desenhar um plano de ação, com abrangência e prioridades, que será validado com a Diretoria da NPE para ser executado posteriormente.
“Estamos lançando um Programa de Diversidade e Inclusão e a iniciativa junto ao cliente nos mostrou que ele está aderente às práticas de mercado – e também que devemos pensar como potencializar a prática dos direitos humanos entre nossos colaboradores e as comunidades onde atuamos”, diz Eduardo. “Foi um momento produtivo para a equipe, e consequentemente para a NPE, que em breve terá ações mais consistentes e maior engajamento nas questões ambientais”, conclui Ana Paula.