Em reflexão ao Dia Internacional das Mulheres o Instituto Maria e José by NPE Group (IMJ) participou de ações em vários estados. Uma delas foi em parceria com a Amazon, iniciativa do coletivo Respeita as Minas, do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) da unidade Jd. Peri, comunidade localizada na periferia da Zona Norte de São Paulo. A atividade abordou temas que fazem parte da realidade da comunidade, como rompimentos dos ciclos de violência contra as mulheres, dignidade menstrual e autocuidado.
“Em um território de altíssima vulnerabilidade social, onde o acesso a políticas públicas praticamente não existe, iniciativas como essa são muito importantes. A ação foi muito bem avaliada por todos e mostrou que nós, do Sefras, não estamos sozinhos; há mais pessoas preocupadas com as mulheres e isso nos dá energia para continuar o nosso trabalho”, afirma a coordenadora do Sefras Perfeita Alegria, Ângela de Assis.
Em Dias D’Ávila (BA), onde a NPE tem uma filial, o IMJ realizou exposição das gravuras pintadas pelas participantes durante as oficinas anteriores. O IMJ esteve presente também em novas comunidades onde a NPE atua, divulgando o projeto “Por Um Mundo mais Justo para as Mulheres”, que promove ações de conscientização sobre os direitos das mulheres e a equidade de gênero.
Em Candeias (BA), na região metropolitana de Salvador, onde estão a F.145, F.154 e J.003, as mulheres do distrito de Caroba participaram da ação que abordou o tema “Condições de vida e violência contra a Mulher – Uma pelas outras”, apoiada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
“É um prazer falar sobre o IMJ”, afirma a coordenadora do CRAS 3, em Candeias (BA), Marivalda Almeida da Silva. “Vimos mulheres falarem sobre questões que as machucam, incomodam e afetam suas vidas. Observamos a solidariedade umas com as outras e agradecemos muito por ter essa iniciativa atuando em nossa área”, completa.
No Quilombo Morro Santo Antônio, em Itabira (MG), onde estão a F.11 e F.113, cerca de 15 mulheres acompanharam as discussões promovidas pelo IMJ. Outro encontro realizado em parceria com o CRAS Pedreira, também em Itabira, reuniu 50 mulheres, entre elas estavam as colaboradoras da F.112.
O IMJ também participou ainda de palestra promovida pela Câmara Municipal de Cubatão (SP), área da Regional Sul/Sudeste, cujo público principal foram as profissionais da rede de atendimento socioassistencial do município.