O projeto “Um Trato pelos Bons Tratos” surge como resposta à alarmante taxa de violência e violação dos direitos humanos em comunidades onde o IMJ, braço de responsabilidade social da NPE, tem atuado desde 2023. Com um plano de trabalho voltado à “Cultura da Paz”, as ações visam propiciar reflexões profundas e uma ressignificação da mentalidade em relação à violência, priorizando a valorização dos direitos humanos e o respeito à diversidade.
Essas iniciativas têm sido planejadas para serem executadas nas comunidades de Itabira (MG), Cubatão (SP), Rosário do Catete (SE) e Candeias (BA). Inicialmente, a equipe do IMJ está realizando reuniões e oficinas com representantes das políticas públicas locais, incluindo saúde, educação, assistência social, conselho tutelar, ONGs e associações locais, com objetivo de desenvolver uma cartilha de cartografia social específica para cada localidade, bem como a elaboração de material socioeducativo adaptado às características de cada comunidade.
Até o momento, todas as comunidades selecionadas já passaram por reuniões de articulação e fortalecimento das parcerias multidisciplinares. Em Itabira (MG) o projeto já está em plena execução com a comunidade. Essa abordagem visa beneficiar os moradores locais e promover o costume entre as pessoas de cultivar relacionamentos e tratamentos empático, buscando transformar esses territórios em espaços mais harmoniosos e seguros para todos.